Metas 2014/2015

IDENTIFICAÇÃO

Entidade: Instituto Família Legal – Educação, Trabalho e Natureza
Endereço: Av. Paulo VI, 229 – Jardim Andréia (BNH) – 79.290-000
Cidade: Bonito / Estado: Mato Grosso do Sul
Telefone: (67) 3255-1820
E-mail: contato@familialegal.org.br
E-mail²: margot@familialegal.org.br
Site: www.familialegal.org.br
CNPJ: 09.286.406/0001-57
Representante Legal: Maria do Carmo V. C. Schadeck
Cargo: Presidente
Coordenadora: Margareth Aparecida Maneta
Área de abrangência: Bairros e Vilas do município de Bonito MS
Público alvo: Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Meta direta: crianças e adolescentes; jovens em idade de trabalho e mulheres.
DADOS BANCÁRIOS: Banco do Brasil Agência: 1031-6 / Conta Corrente: 11.318-2

APRESENTAÇÃO

O Programa Família Legal, atua no Município de Bonito MS, desde o ano de 2003, foi criado para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ou seja, em situação de extrema pobreza e de exclusão.

O Programa foi pioneiro no Município com atividades deste porte, merece menção ao Ministério Público de Bonito, como grande influenciador para a idealização do Programa. O Projeto é destinado prioritariamente para dar atendimento a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com a faixa, etária de 05 a 17 anos incompletos, que esteja em situação de risco, com qualquer tipo de direito violado e de famílias desestruturadas, funcionando no contra turno escolar. Ações desenvolvidas diretamente com crianças, pode-se destacar : o complemento educacional, atendimento psicológico e nutricional, acompanhamento e desenvolvimento escolar, apoio para a realização de intervenções médico odontológicas, realização de atividades esportivas, de raciocínio lógico, artística, cultural, ambiental e tecnológica. No que tange ás famílias, são realizadas periodicamente visitas domiciliares, atendimentos, psicológicos e nutricionais, orientações individuais e coletivas.

ATIVIDADES ATUAL DA ORGANIZAÇÃO

  1. Programa Família Legal – atendimento, em período contra turno escolar, a 100 crianças e adolescentes. Crianças encaminhadas por: Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar Municipal, Ministério Público, Sec. Est. Ass. Social, Secretaria Estadual Educação;
  2. Projeto Fibra Viva, de capacitação para o trabalho e geração de renda para jovens e mulheres (Banco do Brasil, Correios, Comunidade).
  3. Programa PETI: Programa de erradicação ao trabalho infantil, atendemos hoje 36 crianças e adolescentes encaminhados pelo CREAS – Centro de referência Especializado de Assistência Social

OBJETIVO

Tem por objetivo:

(a) evitar a evasão escolar, oferecendo atendimento de reforço para as disciplinas ofertadas na escola regular, com métodos diferenciados que incluem atividades lúdicas, educação artística, jogos, dança, música, atendimento psicológico e práticas de esportes.

(b) melhorar o convívio familiar e a relação entre pais, alunos e professores da escola regular através de projetos cujo tema abrange a valorização da família e da escola, atendimento psicológico ás crianças e família e a importância de uma relação saudável entre essas duas instituições.

(c) oferecer oportunidades de mudanças individuais, com vistas na melhoria da qualidade de vida da sociedade, através da formação intelectual e profissional das famílias, ofertando cursos de formação e palestras em diversas áreas,

(d) promover capacitação para o trabalho e geração de renda para jovens e mulheres adultas que se encontrem fora do mercado de trabalho.

Este projeto tem como objetivo geral, promover noções de cidadania na criança e adolescente, através da conscientização dos seus direitos e deveres, bem como a transformação social do meio em que vivem, promovida por cidadãos proativos, àqueles que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito.

O presente projeto pretende complementar e expandir as ações em desenvolvimento pelo Instituto Família Legal, através da oferta de uma série de atividades educativas e socializantes, oferecidas de maneira lúdica e prazerosa para 140 crianças e adolescentes carentes, priorizando á aqueles em conflito com a lei em situação de vulnerabilidade social,

De acordo com o Art. 71 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “a criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”. Com essa orientação, o projeto pretende oferecer atividades nas seguintes ações:

a) Complemento Educacional;
b) Oficinas de arte: Coral e música;
c) Esporte: futebol, vôlei, handball;
d) Reciclagem de papel;
 

Para tanto, para as atividades a, b, estão em pleno funcionamento, porém o Esporte está parcialmente sendo executado por falta de materiais necessários para treinos, a reciclagem de papel está desativado por ausência de espaço físico para desenvolvimento das atividades, necessitamos de construir um espaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reduzir a evasão escolar;
  • Acompanhamento do desenvolvimento escolar;
  • Desenvolvimento de atitudes cidadãs e de integração Social;
  • Propiciar atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes;
  • Estimular o envolvimento das famílias em ações relacionadas com o desenvolvimento das atividades do Programa;
  • Construir o barracão para reciclagem;
  • Construir 06 banheiros externos com: vaso sanitário, pia e chuveiro quente;
  • Adquirir material de proteção e material de trabalho para artesãs;
  • Proporcionar qualidade e melhorias ao espaço de trabalho, para as artesãs.

 

ATIVIDADES

ATIVIDADE DESCRIÇÃO
Complemento Educacional Acompanhamento escolar, colocando como ponto central a matriz curricular na cultura da ludicidade como processo de inclusão social, diminuindo o déficit de aprendizagem, leitura, cálculos, raciocínio e convívio social e familiar.
Oficina de Coral Aulas de canto Coral com as crianças e adolescentes, com objetivo não só de cantar, de desenvolver a musicalização através do canto, mas também de despertar a sensibilidade musical e artística em conjunto, ou seja, trabalhar a relação e a convivência com outras pessoas.
Oficina de Música Apresentar os conceitos musicais e instrumentos às crianças e adolescentes, com uma abordagem lúdica. Não deixando de lado, o ensinamento dos vários ritmos, gêneros musicais, estilos e partituras. Aulas de violino, teclado, violão e flauta.
Reciclagem de Papel Temos como objetivo a educação ambiental na reutilização de papéis.

 

PÚBLICO ALVO: Programa Família Legal

Classificação Quantidade
Crianças (de 0 a 06 anos) 05
Crianças (de 7 a 11 anos) 40
Adolescentes (de 12 a 17 anos) 55
Adolescentes (de 18 a 29 anos) 0
Total do Público Alvo 100

 

 

 

 

 

PÚBLICO ALVO: Programa Família Legal

Classificação Quantidade
Crianças (de 0 a 06 anos) 00
Crianças (de 7 a 11 anos) 12
Adolescentes (de 12 a 17 anos) 24
Total do Público Alvo 36

 

 

 

 

 

GALERIA FOTOGRÁFICA DE AÇÕES DO INSTITUTO FAMÍLIA LEGAL

Invalid Displayed Gallery

 

RECURSOS HUMANOS

Qtd Cargo/Função Breve descrição das atribuições
01 Coordenação executiva Coordenar as atividades ligadas às crianças e adolescentes em sua íntegra. Fiscalizar e elaborar os relatórios de acompanhamento e execução. Coordenação geral da Fibra Viva, contatos, negociações, vendas, compras, pagamentos das artesãs.
01 Assistente Social Prestar assistência e realizar visitas às escolas e famílias das crianças e adolescentes, assistidos pelo Instituto.
01 Psicólogo Prestar assistência psicológica às crianças e famílias das crianças e adolescentes, assistidos pelo Instituto.
01 Coordenadora Organização e conferência de todas as funções burocráticas, nas áreas administrativas.
01 Merendeira Organização da cozinha, merenda e estoque de alimentos.
03 Educadores Educadores que desenvolverão as atividades diretamente com as crianças e adolescentes.
02 Auxiliares de Coordenação Fibra Viva Capacitação para novas artesãs, controle de estoque, controle da qualidade, coordenação em turnos alternados.

 

Veja a tabela do Orçamento Físico Financeiro – Ano 1

Não há comentários publicados ainda.

Deixe um comentário

Ajude um projeto específico
Nossas crianças agradecem!
Change this in Theme Options
Change this in Theme Options