Projeto Fibra Viva

Implantado em meados de 2007, teve patrocínio da PETROBRAS até 2011. Este projeto tem como objetivo gerar renda para jovens em idade de trabalho e mulheres carentes, priorizando aqueles já atendidos pelo Instituto através do Programa Família Legal.

A proposta é capacitar mulheres e jovens para a produção e comercialização de artesanato a partir do reaproveitamento de materiais descartados.

Uma das frentes de atuação que trabalha com mulheres desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal confeccionados com reaproveitamento de malotes, tecidos e neoprene (um elastômero composto de borracha de policloropeno dublado com tecido de elanca nas duas faces) . Outro segmento trabalha com a elaboração de papel artesanal e está mais voltado ao atendimento de jovens em idade de trabalho.

O projeto conta atualmente com importantes parcerias para o fornecimento de sua matéria prima de trabalho. São elas: Titus Jeans, empresa de confecção localizada em Apucarana (PR), fornece retalhos jeans de diversas qualidades; Rio Sucuri, Recanto Ecológico Rio da Prata, Barra do Sucuri e Aquário Natural de Bonito, fornecem as roupas de “neoprene” que não estão mais em condições de uso pelos turistas para a prática de flutuação; Empresa de Correios e Telégrafos – ECT – Diretoria Regional do Mato Grosso do Sul e o Banco do Brasil, são fornecedores de malotes em desuso; comunidades da cidade de Bonito em geral doam papeis usados e caixinhas de leite descartadas.

Todo o material recebido é reutilizado para a confecção de blocos de papel, caixas, sacolas, bolsas, luvas de forno, pegadores de panela, pequenas bolsas de viagem, enfeites de parede e outras peças elaboradas com técnica apurada de produção e que retrata a fauna local nos seus motivos e cores.
O projeto beneficia não só as mulheres e os jovens atendidos, mas toda a família com aumento da renda familiar, resgate da cidadania e valorização da família.

VEJA MAIS DETALHES DO PROJETO

IDENTIFICAÇÃO

Entidade: Instituto Família Legal – Educação, Trabalho e Natureza.
Endereço: Av. Paulo VI, 229 – Jardim Andréia (BNH) – 79.290-000
Cidade: Bonito
Estado: Mato Grosso do Sul
Telefone: (67) 3255-1820
E-mail: contato@familialegal.org.br
E-mail²: margot@familialegal.org.br
Site: www.familialegal.org.br
CNPJ: 09.286.406/0001-57
Representante Legal: Sônia Maria Teixeira
Cargo: Presidente
Coordenadora de Projetos: Margareth Aparecida Maneta
Cargo/função: Coordenadora
Área de abrangência: Bairros e Vilas do município de Bonito MS
Público alvo: Mulheres economicamente ativas; crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Meta direta: crianças e adolescentes; jovens em idade de trabalho e mulheres.

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Nossos trabalhos iniciaram através da Fundação de Proteção à Criança e ao Adolescente “Vida Bonito”: entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 20.12.2003, com sede no Município de Bonito, Estado do Mato Grosso do Sul. A partir de dezembro de 2007, de acordo com o Estatuto formulado, a instituição passa a ser uma associação sem fins lucrativos e sua denominação atual é Instituto FAMÍLIA LEGAL. Nasceu a partir da iniciativa de instituições locais, que, conscientes das principais ameaças sociais que afetam crianças e adolescentes na região, uniram esforços para o enfrentamento das mesmas. Dentre tais instituições, destacam-se o Ministério Público Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, o Conselho Tutelar, a Ordem dos Advogados – Seccional de Bonito, o Programa Sentinela, o Conselho da Comunidade de Bonito, a Associação da Família Rotariana de Bonito, a Associação Pestalozzi de Bonito, Associação Acácia Branca de Bonito, Sindicato Rural e a Loja Maçônica Gonçalves ledo nº 16.

O Instituto Família Legal é mantenedora dos Projetos e Programas: Programa Família Legal, Projeto Fibra Viva, Programa PETI.

O PROJETO FIBRA VIVA

O projeto “Fibra Viva” foi implantando em 2007, pelo Instituto Família Legal, capacitando jovens e adultos para a produção de artesanato a partir de materiais descartados. Uma das frentes de atuação trabalha com mulheres economicamente ativas de famílias de baixa renda e desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal com a reutilização destes materiais.

O projeto tem por objetivo dar atendimento prioritário às mães de famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Bonito participantes de outro Projeto do Instituto.

O Projeto já capacitou mais de 100 mulheres, gerando renda para estas famílias. Hoje temos 07 artesãs fixas no Projeto Fibra Viva, estamos desenvolvendo ações para trazer novas mulheres a serem capacitadas e obter sustentabilidade a partir do trabalho desenvolvido pelo projeto.

O ponto importante de reaproveitamento vem de doações de tecidos e malotes descartados pelos: Correios e Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e neoprene usadas para mergulho e flutuação, descartadas por empresas que operam o turismo de natureza na região de Bonito. Matéria prima principal para a confecção dos produtos confeccionados pelas artesãs.

O ponto mais importante deste projeto, pelo vértice econômico, é a destinação do recurso oriundo da venda destes produtos, cada artesã recebe pelo que produz e pela quantidade que é vendida, ficando apenas um percentual simbólico para manutenção dos equipamentos.

Com relação ao meio ambiente é o reaproveitamento de materiais descartados e a valorização da fauna local, com a reprodução dos animais através da técnica do patchwork.

Invalid Displayed Gallery

4 Comentários para: Projeto Fibra Viva
    • Evandro Ferreira
    • 9 de maio de 2016
    Responder

    Como eu faço para comprar alguma bolsa pelo site.

    • barbarah
    • 24 de abril de 2017
    Responder

    Olá
    sou de florianopolis e amo o projeto de vocês. Tenho uma bolsa feita de malote e gostaria de comprar mais produtos. Como posso comprar?

    Obrigada
    Barbarah Rios

Deixe um comentário

Ajude um projeto específico
Nossas crianças agradecem!
Change this in Theme Options
Change this in Theme Options