DSCN1011.JPG

 INSTITUTO FAMÍLIA LEGAL

Educação, Trabalho e Natureza

Instituto Família Legal – Educação, Natureza e Trabalho – Bonito - MS entidade privada, sem fins lucrativos, fundada como Instituto independente em 19.12.2007, com sede no Município de Bonito/MS. Regido por este Estatuto e pela legislação pertinente, especialmente pela Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Estadual nº 14.494/2016.

Promove atividades de relevância pública e social, realizando serviços de Proteção Social Básica, com objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.    Destina-se prioritariamente à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso de serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminação etária, de gênero ou por deficiência, dentre outras)

 

INSTITUTO FAMÍLIA LEGAL

Como chegamos até aqui

O Instituto Família Legal é uma Organização Não Governamental cuja missão é proteger os direitos e interesses de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social no município de Bonito, em Mato Grosso do Sul.
Promover atividades de relevância pública e social, realizando serviços de Proteção Social Básica, com objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vivencia situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso de serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminação etária, de gênero ou por deficiência, dentre outras);

 

PROGRAMAS E PROJETOS

Conheça nossas atividades

Programa “Família Legal” atende diariamente 50 (cincoenta) crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos, de famílias residentes na área urbana do Município de Bonito, que se encontrem em situação de risco e vulnerabilidade social e familiar, e/ou direitos violados, além deste, oferece um projeto chamado FIBRA VIVA, de capacitação e geração de renda ás mães das crianças e adolescentes inseridos no Programa Família Legal e mulheres em idade de trabalho da comunidade. 

PROJETO ARTE QUE TRANSFORMA

Projeto "Arte que Transforma"  está voltado principalmente no desenvolvimento educacional. As atividades vem de maneira criativa e lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas dos adolescentes, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento emocional, autoestima, concentração, habilidade perceptível, capacidade de pensar e de compreender bem como a inserção social e literário.  
O projeto  Surgiu no ano de 2017, a partir de atividades lúdicas desenvolvidas no Programa Família Legal em contra turno escolar, onde nos deparamos com a realidade de adolescentes já vivenciando situações de roubo e abandono familiar, surgiu assim a proposta de atividades educacionais e remuneração com a confecção de quadros com temáticas literárias e temas livres, utilizando a técnica de  Mosaico com E.V.A descartados em escolas, papel reciclado artesanalmente, tinta a base de água, revistas e outros materiais reutilizáveis.
Esta remuneração acontece a partir da comercialização dos quadros, desenvolvido nas oficinas com os adolescentes, onde 30% do valor da receita líquida de cada obra é entregue ao adolescente responsável pela obra.

IMG_20190529_211029673_edited.jpg
13_edited.jpg

ACRODANCE

O ACRODANCE envolve dança, ginástica artística e elementos acrobáticos, swuings de poys e flags. Nela trabalha-se força, resistência, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, confiança, respeito, trabalho em grupo, valorizando sempre a interação entre os participantes. 

     Proporciona a seus praticantes momentos de alegria e prazer que geram uma sensação de sucesso, e seus benefícios se estendem para a vida toda, formando cidadãos mais completos nos aspectos físico e emocional, que oferece um grande valor e desenvolvimento social, se trabalhada desde criança, como: confiança, respeito, trabalho em grupo, entre outros. Afinal exige uma interação entre os participantes que não se encontra em nenhuma outra modalidade, por esse motivo se dá a importância de ser trabalhada na Instituição, inserido junto ao projeto de esporte, já que “... potencia o espetáculo, a beleza plástica e a estética desportiva possibilitando, por exemplo, que uma turma intervenha em qualquer evento cultural, artístico ou desportivo...”

 

ESPORTE

Conquistando Valores Através Do Esporte

Em todas as modalidades de iniciação esportiva, os conhecimentos a serem trabalhados são voltados para os fundamentos técnicos e táticos, aos exercícios que irão desenvolver coordenação motora e as qualidades sociais importantes para formar um cidadão como, respeito, cooperação, participação, liderança, entre outros.
Os praticantes serão favorecidos pela aquisição de noções espaços-temporais, da esquematização corporal, do controle motor, da flexibilidade, da coordenação coletiva, equilíbrio, força e da resistência muscular localizada, da cooperação, da autonomia e da autoconfiança.
Através dos valores éticos e morais, crianças e adolescentes encontram no esporte, incentivo a essas conquistas, aliadas ao sentimento de cooperação e amizade. Tem por objetivo desenvolver através da prática esportiva, uma consciência participativa, cooperativa e solidária, portanto cidadã.
Promover a sociabilidade, o amadurecimento emocional e psicomotor do indivíduo, favorecendo o aprendizado do saber ganhar e saber perder, do repartir, do organizar, do liderar, do persistir e do ser responsável.

DSCN5819.JPG
9930e12d-ef54-4255-93eb-2d6049442816.jpg
2.jpg

FUTEBOL

Esta será a descrição do seu produto. Escreva um breve resumo que inclua suas principais características, o preço e qualquer outra informação que possa ser relevante para um cliente potencial. Certifique-se que a leitura seja clara e fácil. Uma dica dos profissionais: adicione uma imagem do produto para que os consumidores consigam visualizar o que lhes está sendo oferecido.

ATIVIDADES AQUÁTICAS

A natação é importante para o desenvolvimento motor por auxiliar a melhora da capacidade física e habilidades dos praticantes, ajudando ainda a desenvolver a coordenação de membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade possibilitando melhora no processo de aprendizagem.

QUEIMADA

os conhecimentos a serem trabalhados estarão voltados para os fundamentos técnicos e táticos, aos exercícios que irão desenvolver coordenação motora e as qualidades sociais importantes para formar um cidadão como, respeito, cooperação, participação, liderança, entre outros.

 
 
a60a7203-8cdd-4020-b284-b1a02a704f41.jpg

HORTA ECOLÓGICA

Educação Ambiental e Sustentabilidade

O projeto visa incentivar a alimentação saudável através da horta orgânica sustentável, e principalmente contribuir para o conhecimento dos alunos sobre educação ambiental na reutilização de materiais que causariam danos nocivos ao meio ambiente e desperdício com matérias ricas a serem reaproveitadas para enriquecimento do solo, promover qualidade de vida na produção e no consumo de alimentos saudáveis em casa e no Instituto, oportunizar o retorno financeiro a alunos acima de 13 anos.

blocos reciclados.jpg

PAPEL SOCIAL

Educação ambiental

Em implantação desde meados de 2007, o projeto capacita adolescentes para a produção de artesanato a partir de materiais descartados e reciclagem artesanal de papel confeccionando blocos de anotações e agendas permanentes entre outros produtos, tudo confeccionados com técnica apurada de produção e decorados com animais da fauna do Cerrado e Pantanal.

5825f429-148c-48a6-9440-001c016dbfa9.jpg

PROJETO FIBRA VIVA

Capacitação e Geração de Renda

O projeto “Fibra Viva” foi implantando em 2007, pelo Instituto Família Legal, capacitando jovens e adultos para a produção de artesanato a partir de materiais descartados. Uma das frentes de atuação trabalha com mulheres economicamente ativas de famílias de baixa renda e desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal com a reutilização destes materiais.
O projeto tem por objetivo dar atendimento prioritário às mães de famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Bonito inseridas nos  Projetos e Programas do Instituto.
O Projeto já capacitou mais de 100 mulheres, gerando renda para estas famílias.   
O ponto importante de reaproveitamento vem de doações de tecidos e malotes descartados pelos: Correios e Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e neoprene usadas para mergulho e flutuação, descartadas por empresas que operam o turismo de natureza na região de Bonito.  Matéria prima principal dos produtos confeccionados pelas artesãs.
Objetivamos através deste projeto, geração de renda oriundo da venda destes produtos, cada artesã recebe pelo produto produzido e comercializado.
Focamos no cuidado ao meio ambiente através reaproveitamento de materiais descartados que anteriormente era incinerado causando danos,  e através da valorização da fauna local, com a reprodução dos animais através da técnica do patchwork.

 
 

Horário

Venha nos visitar

Seg - Sex: 7:00 - 11:00

Seg - Sex: 13:00 - 17:00 

Sáb - Dom: fechado

q.jpg
 

Entre em contato

INSTITUTO FAMÍLIA LEGAL se esforça para superar as suas expectativas. Tem perguntas, comentários ou pedidos especiais? Será um prazer atendê-lo, então entre em contato conosco ainda hoje.

67 3255-1820

Obrigado pelo envio!

IMG_20191123_104205086_edited.jpg
 

EQUIPE

A paixão é a alma do negócio

FOTO MARGOT.jpg

Margareth Maneta

Diretora

SUELI.jpg

Sueli de Antonio Lima

Monitora

WALL.jpg

Waldilene Galeano

Coordenadora Pedagógica

Isadora.jpg

Isadora Galeano Mendes

Estagiária

 

PARCEIROS

ZAP ZEN.jpg

Proprietária

ESPAÇO JACK.jpg

Proprietária

RESTAURANTE DA JUANITA.jpg

Proprietária

churrascaria cupim.jpg

Propietário

 

PARCEIROS

BOTECO DA JUANITA.jpg
e757dab8-d61b-44f5-978d-a974e8d351d3_edi
gil piscinas logo.jpg
LOG%20M2%2C_edited.jpg